sexta-feira, 24 de junho de 2011

Moska - Canções e Poesia


Depois de uma sequência de posts dedicados as cantoras de MPB, achei que estava na hora de postar sobre ELES, os cantores da nossa música, então, nada mais justo que começar bem e falar de uma cara que tem o dom da composição e da poesia, que às vezes parece dizer o que nós gostaríamos de falar, sem mais delongas... Paulinho Moska ou Moska!


Moska

(Foto - Divulgação)

Não acho exagero dizer que ele é um compositor/cantor/poeta, ele sempre demonstra intensidade ao realizar todas essas “funções”, seu trabalho costuma ser de ótima qualidade, tanto nas composições, como nos arranjos, os parceiros e tudo que envolva uma boa produção musical. Ele já teve canções gravadas/cantadas por Maria Bethania, Maria Rita, Zélia Duncan, Luiza Possi, Mart’nalia e outras (só pra não esquecer as cantoras, rs). Fez parcerias com grandes artistas e é muito respeitado por seu trabalho,por outros artistas e reconhecido mais do que merecidamente pelo público,que demonstram muito cumplicidade com sua música.

(Foto - Divulgação)

Muita gente já ouviu as canções “A Idade Do Céu” e “Pensando Em Você” são lindas, mas, seu trabalho musical vai bem mais além, uma prova disso é o álbum “Muito Pouco” que foi o que me motivou a escrever sobre ele, tenho escutado com frequência. Esse é um disco duplo que mostram dois lados diferentes do Moska,o “Muito” é um CD com canções mais voltadas para o exterior,sabe,ouvir alto e as vezes até dançar,como no caso de “Muito Pouco” eu diria que ele é mais radiofônico, já o “Pouco” é o oposto, tem músicas mais introspectivas, bom de ouvir sozinho e quando tiver tempo para relaxar e curtir cada uma, neste lado eu destacaria “Sinto Encanto”(Moska/Zélia Duncan) que tem uma letra com intenções diferentes na forma de falar, mas, que parece a mesma. Tudo bem, minha explicação não foi das melhores, então, é melhor ouvi-la, rs. O álbum possui 18 canções   9 de cada lado e desperta sensações de acordo com a musicalidade proposta por cada um. Se você quer realmente um bom motivo pra escutá-lo, vou colocar a descrição do CD que está no próprio encarte...

(Capa do CD "Muito")

“Musicalmente, o MUITO POUCO é um projeto de belas canções, com melodias que grudam nos ouvidos, tocadas e cantadas com uma rara honestidade”

Bom, achei justo iniciar as postagens sobre os cantores da MPB com o Moska, pelo simples fato de ser uma artista que sabe usar lindamente as palavras e nos proporciona bons momentos e boas músicas. Agora é com vocês! 

*Uma das músicas do CD "Muito"



Ainda ( Vídeo Clipe Oficial) 




Mais Informações : 


Twitter :
@pmoska

terça-feira, 14 de junho de 2011

Maria Gadú - Encanta, Colore e Faz Bem...



Hoje o post é sobre uma cantora que já não é mais novidade para ninguém, mas, como se trata da nova geração da MPB ela não pode ficar de fora, ainda mais que ela foi a grande revelação e arrancou o reconhecimento do público,da crítica e de grandes artistas como Caetano Veloso, Ana Carolina, Lenine e outros. Sim, estou falando de Maria Gadú! 



Maria Gadú


(Foto: Divulgação)

Bom, a primeira canção que ouvi na voz da Maria Gadú foi “Tudo Diferente” do compositor André Carvalho (ainda é uma das minhas preferidas) na rádio, como passou a ser tocada com certa frequência, logo já sabia cantar, ela começou a aparecer em alguns programas e comecei a  me interessar cada vez mais, a música “Shimbalaiê” estourou na mídia e ganhou muita gente, mas, ela me conquistou mesmo quando participou de um DVD da Ana Carolina cantando “Mais Que A Mim” (Ana Carolina/Chiara Chivello) o encontro das duas ficou sensacional, a música é linda, tudo se encaixou.


(Foto: Divulgação)


O trabalho musical da Maria Gadú é baseado mais em suas composições e parcerias, são poucas as regravações. Seu primeiro CD possui 13 canções com 3 regravações  “Ne Me Quitte Pas”(Jacques Brel),”A História De Lilly Braun” (Edu Lobo/Chico Buarque) e “Baba” (Kelly Key/Andinho) e conta com a participação do Leandro Léo(Canta muito) em “Laranja”sem dúvida um ótimo CD em todos os sentidos,tanto a parte musical quanto a visual(capa,fotos...).Eu ainda tenho o costume de comprar os álbuns,então,quem também curte vale a pena comprar as edições de luxo.Depois foi lançado o Multishow Ao Vivo,que são basicamente as canções do primeiro,só que com mais músicas, regravações e participações.Um lindo registro do show,com momentos especiais e misturas do tipo “Filosofia”(Noel Rosa/André Filho) com “You Know I’M No Good”(Amy Winehouse)que ficou muito bom por sinal,ou seja,é um CD/DVD/Show que vale muito conferir.


(Foto: Divulgação)

Resolvi falar sobre ela tendo em vista que fui ao show dela no dia 11/06/11 e ainda está tudo muito vivo na minha mente, esse não foi o primeiro que fui e provavelmente não será o último. Ela demonstra ser uma pessoa tímida, mas,quando canta, a gente acaba esquecendo esse detalhe, porque ela tem uma voz que ocupa todo o espaço e toma o público para ela, além disso, passa através do seu sorriso a alegria de estar no palco. O show da Maria Gadú é daquele tipo que provoca diversos efeitos em quem assisti, porque uma hora ela emociona com músicas mais lentas, enlouquece nas mais animadas e surpreende com músicas de outros cantores. Adoniran Barbosa, Amy Winehouse, Beto Guedes, Os Paralamas do Sucesso, Pink, Mamonas Assassinas... Calma, eu continuo falando do show da Maria Gadú,rs...Esses são alguns artistas que são interpretados por ela.O público se impressiona muito com o show que além da voz e interpretação dela conta com uma banda sensacional que deixa tudo ainda melhor,todo mundo cantado junto,realmente uma boa experiência.Aproveite... Shimbalaiê!



Maria Gadú - Tudo Diferente



Maria Gadú - Filosofia/You Know I'm no Good 






Maria Gadú - Bela Flor





Obs: O título do post é um trecho da música Bela Flor" (Muito original da minha parte,né?rs)
Dica : Foi lançado um registro da Maria Gadú e Caetano Veloso 


Mais Informações :


http://www.mariagadu.com.br/

Twitter :

domingo, 5 de junho de 2011

Monique Kessous - Romantismo e Suavidade


Post dedicado a uma cantora e compositora muito afinada, talentosa e de um som elegante, vou colocar assim, ela canta músicas em estilos diferentes, faz ótimas regravações, além de sua habilidade para tocar instrumentos musicais variados e tudo isso de maneira sutil e envolvente, sem mais delongas, apresento Monique Kessous.

Monique Kessous

(Foto - divulgação)

A Monique Kessous tem um ótimo repertório baseado em suas próprias canções e regravações (poucas) muito bem escolhidas que se encaixam perfeitamente com sua voz. Ela tem um tipo de voz suave que se faz forte quando ela quiser, além da bela voz ela se apresenta com uma ótima banda, é o tipo de combinação que dificilmente daria errado. Suas canções são de um romantismo doce, do tipo que se ouve e se imagina ao mesmo tempo, segundo algumas entrevistas que vi, ela afirma que suas composições são confessionais, talvez essa fato ajude a explicar o sentimento em que ela passa quando canta. Tão bom quanto ouvi as canções é senti-las, então, acho que posso usá-la como um bom exemplo de sentimento cantado.


(Foto - divulgação)

Seu primeiro CD “Com Essa Cor” (2008) tem 12 canções com apenas duas regravações sendo uma delas “Valsinha” composta por Chico Buarque e Vinicius de Morais e as outras são assinadas somente por ela ou em parceria. Destaque para a canção que intitula o CD, pois fez parte da trilha sonora de “Ciranda de Pedra” da Rede Globo e foi a primeira vez que ouvi a Monique e gostei na mesma hora (Era um bom motivo para eu ver a novela... rs).Um disco simples e bom de ouvir.


(Foto - divulgação)

O segundo CD que tem nome de primeiro (vou explicar... rs), geralmente o primeiro trabalho que leva o nome do artista,mas,ela fez diferente,”Monique Kessous”(2010) é o nome do Segundo e seu mais recente trabalho,são 12 músicas com duas regravações,destaque para “Sonhos” uma ótima música composta pelo “Peninha”,que já foi cantada por alguns artistas e transformado em um tango pela Monique,o disco também conta com a participação  do “Moska” na canção “Noites sem Luar”(Lindo encontro). Posso citar as canções “Frio” e “Repara” que já ouço em rádios por ai, além de “Pitangueira” (está nos dois CDs e fez parte da Trilha da novela “Paraíso” ) e Coração (trilha da novela “Cordel Encantado” ).Um CD maduro e sentimental. Então, só me resta dizer que a Monique Kessous é uma boa dica para quem ta fim de curtir algo mais sensível e que realmente vale à pena conhecer mais do trabalho dessa cantora carioca, que pelo visto tem muito a oferecer musicalmente. Aproveite!


Monique Kessous - Frio (Clipe Oficial)




Mais informações :

Twitter :