quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RESPEITA!

"Você que pensa que pode dizer o que quiser, respeita aí eu sou mulher". Essa primeira frase da música RESPEITA (vale o destaque em caixa alta) da cantora/compositora Ana Cañas, já dá conta do que será o post e já seria o suficiente, mas pra não acabar o por aqui, vamos explanar um pouco mais. Há alguns anos temos visto/ouvido de forma mais intensa sobre empoderamento e mais artistas envolvidas com essa temática e com um movimento que gera reflexões, mostram a realidade em que vivem as mulheres dentro de nossa sociedade, mas também dá voz e liberta. Um uso fundamental e nobre da arte. A arte de modo geral pode e deve ser uma ferramenta de mudança, como o Blog é sobre música, ela que irá compor o assunto e o post. Tentarei aqui, não estender muito a escrita, porque, as músicas e artistas citadas, expressam lindamente o que pretendo.


Fonte: Internet


Um dos marcos e que talvez tenha sido um dos principais destaques desse momento é o maravilhoso álbum "A Mulher do Fim do Mundo" de 2015 da cantora Elza Soares, que por sua história já exala força e resistência, tão presentes neste álbum, que já mostra a que veio na primeira faixa "Coração do Mar" abrindo o disco cantando a capela, a primeira parte da letra com toda a potência de Elza, também destacaria "A Mulher do Fim do Mundo" que recentemente ganhou um clipe, mesmo com mais de 60 anos de carreira, este é seu primeiro clipe e um dos hinos do CD que atingiu todos os públicos, pois na internet vemos de crianças a adultas cantando a música "Maria da Vila Matilde" que além de retratar a violência contra a mulher, mostra sua superação a partir da denuncia, ao meu ver é uma canção que faz a diferença, que informa, que encoraja e também uma utilidade pública, pois ao cantar "cadê meu celular eu vou ligar pro 180", ela nos lembra sobre o número de telefone que recebe denuncias de violência a mulher, além disso, a letra e ritmo nos empodera ao mesmo tempo que nos faz dançar, um grande álbum que vale a pena ser ouvido.

Capa do CD - Divulgação

Seguindo nesse ritmo, voltemos a falar sobre Ana Canãs com sua música Respeita (inspiração do post) e que também vale e muito o título de hino. Desde que foi lançada ela está presente na playlist, é ouvida, sentida e cantada diariamente. Acompanho o trabalho da Ana Cañas desde o primeiro lançamento de sua carreira, ela é uma daquelas artistas que nos deixa feliz ao acompanhá-la, porque, a cada trabalho é um: "Nossa, muito bom esse CD!", a considero como diria Cazuza, "meio bossa nova e rock 'n' roll" porque, tem uma suavidade ao mesmo tempo em que tem muita atitude. Mesmo já sabendo da qualidade da artista, fiquei especialmente tocada com este single, achei diferente a levada da música que é cantada com rimas que criam uma atmosfera de rap, a sonoridade combina totalmente com a  letra SENSACIONAL (outro destaque em caixa alta). 


Ana Cañas - Divulgação

A forma na qual eu ouvi e ouço é uma boa opção, vou compartilhar com vocês:  Ouvir a música no fone (na primeira vez, principalmente) quando estiver em um lugar silencioso; internalizar a letra e a vibe da música; repetir durante os dias até aprender a letra; depois de ter aprendido a letra, ouvir e cantar alto, como se fosse sua a música e como se sua voz pudesse ser ouvida por todo mudo, a sensação é libertadora, mas você pode ouvir como quiser, mas ouça, porque o que está ali é realmente importante, impactante e necessário. A música dá voz a vários sentimentos, ao mesmo tempo em que nos situa dentro de um contexto onde há repressão em vários  aspectos, através do refrão objetivo e forte, propaga a reação, é um verdadeiro "tiro" a violência e o desrespeito contra as mulheres e uma fonte de empoderamento. Além de ouvir, podemos ver também, pois já foi lançado o clipe da música que conta com a participação de diversas mulheres, como a Maria da Penha (inspiração para a lei que protege as mulheres em caso de violência) e também de Elza Soares. Um clipe a altura da música e que já deixa com ansiedade a espera pelo novo  e com certeza, excelente álbum.

 Repeita - Ana Canãs


Como "bonus track" e não menos importante, recomendo que ouçam Karol Conka, que vem se firmando cada vez mais no cenário musical brasileiro com letras fortes, emponderadoras numa mistura de pop e rap e que também da vontade de cantar alto, destacaria "Bate a poeira" foi umas das primeiras que  ouvi e já absorvi de imediato. A chave da música é que devemos ser respeitadas por quem somos, independente da nossa cor, o tamanho da roupa, religião, sexualidade.. E apesar da pressão sofrida pra atender aos padrões, "seja o que tiver que ser, seja o que quiser ser" é bom destacar que a música, fala para todos e todas. 


Bate a Poeira - Karol Conka
 




Maria de Vila Matilde - Elza Soares




 Mulher do Fim do Mundo - Elza Soares



Espero que gostem, ouçam, sintam, reflitam, dividam a experiência.  

Me respeita, se respeita, respeita as mina!


Mais informações: http://www.anacanas.com.br/

https://pt-br.facebook.com/elzasoaresoficial/ 

http://karolconka.com/ 



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Gal Costa - Estratosférica

A dica musical de hoje é o último álbum lançado pela cantora Gal Costa, por ser a “Gal” não há tanta necessidade de apresentá-la, mas, podemos dizer que ela é considerada um dos grandes nomes da MPB e sua carreira já dura 50 anos.

Foto: Divulgação

O que chama a atenção nesse CD e por isso, a vontade de falar sobre ele, é a mescla  do tradicional com o moderno, mas, esse “traço” já vem sendo marcado há mais tempo, um bom exemplo é o álbum de 2010 “Recanto”,  regado de batidas eletrônicas, com direito a um funk e uma versão sensacional da clássica música “Vapor Barato” (Wally Salomão/Jads Macalé), que conta ainda com um ótimo solo de guitarra, essa canção  já foi regravada também pela banda O Rappa, vale a pena ouvir todas as versões.

Capa do CD 
A artista lançou em 2015 o álbum intitulado “Estratosférica” que segue o traço já citado e com uma medida certa de sofisticação, destacaria “Quando Você Olha Pra Ela” composta pela Malu Magalhães( single do disco), pois, a Gal conseguiu imprimir sua personalidade na canção, fazendo bem diferente da versão original, “Espelho D’água” composta por Marcelo Camelo e seu irmão Thiago Camelo (primeira composição juntos), é a canção mais delicada e mais bonita do CD, destaco também “Sem Medo Nem Esperança” do poeta Antônio Cícero que conta com uma frase que segundo a artista “define” o disco,  "Nada do que fiz, por mais feliz, está à altura do que há por fazer"... Além desse compositores, o álbum conta com composições de Tom Zé, Guilherme Arantes, Milton Nascimento e Criolo.


Esse é um CD que mostra uma artista consagrada, mas, que ainda surpreende e inova, é um bom motivo para  ouvi-lo, né?




Quando Você Olha Pra Ela - Clipe




Aproveitem!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Chico Chico

O post de hoje é sobre o Chicão...Chico Chico melhor dizendo, pra quem se familiarizou com o nome, sim ele é o filho da Cássia Eller e acaba de lançar o primeiro álbum com sua banda 2x0 Vargem Alta. Um fato interessante é que o selo “Porangareté” que lançou o CD é do próprio “Chicão” em sociedade com sua mãe Maria Eugênia e o músico Rodrigo Garcia que também o acompanha nos shows. Além disso, o selo também tem lançado e revelado outros artistas, como a cantora Julia Vargas.


Capa do CD

Ao todo são 12 músicas, onde boa parte são composições dele, já nesse primeiro álbum é possível notar sua personalidade, pois, todas as canções tem uma “vibe” própria, o que é muito bom, porque, já de cara ele mostra a que veio. Destacaria “Notas de Cem” (tem uma “pegada” blues) “Minha Voz”, “Amor pra Dar” e “As Folhas da Praça Paris” que podemos chamar de “hit” do CD, pois, já é pedida e cantada nos shows, vou arriscar dizendo que parece um “brega moderno” dos bons, pode ser? Enfim, sem dúvida um CD que vale a pena ser ouvido e um som que deve ser conhecido. 


Foto: Vanessa Fernandes

Outra boa experiência é assistir ao show, ele é nitidamente tímido, mas, quando canta é de uma força  impressionante, não podemos fechar os olhos para as semelhanças com sua mãe Cássia Eller, mas, não farei comparações, apenas compartilho da alegria de ver, ouvir e sentir o DNA pulsando nas suas interpretações. Porém, ao que parece ele não tem a pretensão de se promover a partir do sobrenome "Eller" e nem precisa, pois, ele tem talento suficiente para trilhar seu próprio caminho e uma identidade musical particular. Pelo jeito, voz e talento, posso dizer que Francisco Eller, Chicão, Chico Chico...Encanta!



As Folhas da Praça Paris


* O CD já está disponível em plataformas digitais. Aproveitem! 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Nação Zumbi (2014)

Hoje a dica musical é o último CD lançado pela banda Nação Zumbi (considerado o sexto melhor álbum nacional de 2014 pela Rolling Stone Brasil). O álbum Nação Zumbi (2014) possui 11 ótimas músicas. Tem uma vibe diferente dos outros, ele é menos “pesado” do que estamos acostumados a ouvir, demonstrando uma nova vertente, que nada compromete a qualidade musical da banda. Mas, sempre tem aquele dilema de “se inova perde a essência, se não inova é chato”, se manter no meio musical não é nada fácil mesmo, mas, no caso da Nação, a inovação foi certeira!

                                                    Nação Zumbi ( foto: Vitor Salerno) 

Apesar dessa suavidade pouco comum no som, ainda é possível notar a “levada” manguebeat característica da banda, os arranjos bem elaborados das canções são um dos “itens” que merecem destaque, como foi dito são 11 músicas pra serem realmente ouvidas, sendo assim, farei apenas alguns destaques. Começando pela canção “Cicatriz” que tem uma ótima letra falando sobre as marcas que carregamos,Quando fica cicatriz fica difícil de esquecer, visível marca de um riscado inesperado, pra lembrar o que lhe aconteceu...”, outro destaque é a música “A Melhor Hora da Praia” que além da beleza da letra e do arranjo conta com a belíssima participação de Marisa Monte...Precisa dizer mais alguma coisa? “Foi de Amor” uma canção sobre amor, mas, retratado de uma forma não óbvia, além disso, ouvir “foi de amor” com sotaque é mais legal e bonito (momento de distração da pessoa que vos escreve). E pra fechar o “top 4” a canção “Um Sonho” que tem uma letra muito poética, um arranjo sensacional, além de um lindo clipe que seguindo a linguagem da internet é #MuitoAmorEnvolvido, vocês vão entender quando assistirem e lerem a descrição do vídeo. 

Vale a pena conferir, aproveitem!



Nação Zumbi - Um Sonho



Nação Zumbi - Cicatriz



Mais informações: http://www.nacaozumbi.com.br/


*Post dedicado aos colegas do estágio. 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

LENINE: Turnê - Carbono

O Blog falou recentemente sobre o último CD lançado pelo LENINE (http://1ideiamusical.blogspot.com.br/2015/05/carbono-lenine.html) e agora não poderia deixar de comentar sobre o show/turnê Carbono que é MARAVILHOSO, simples assim. O show é sempre a melhor “pedida” pra quem quer realmente sentir as músicas do CD, porque, o “ao vivo” tem uma energia diferente e a do Carbono é capaz de nos deixar extasiados, pelo menos, foi assim que fiquei durante e pós show e mesmo já tendo passado alguns dias, aquela sensação boa continua aqui e claro, a vontade de ir de novo e de novo.... Também!

                                                             ( Foto - Flora Pimentel)

Além das músicas do Carbono o show conta com músicas de outros álbuns, como por exemplo, “Martelo Bigorna” do Labiata, “A Rede” do Na pressão, “Envergo Mas Não Quebro” do Chão entre outras, em uma das entrevistas pra divulgar o novo disco, o artista disse que “carbonizou” as canções dos outros álbuns, para trazer para o mundo do Carbono, ou seja, as canções foram adaptadas de acordo com a vibe do novo trabalho e ficaram surpreendentes, pois, algumas canções ganharam uma roupagem bem diferente e considero “Na pressão” e “Se Não For Amor Eu Cegue”, duas das melhores canções “carbonizadas”, porque, pensamos que elas não podem ficar ainda mais incríveis, mas, o Lenine está lá pra mostrar “que o impossível vem pra ficar...” e foi o que aconteceu, ele deixou as músicas que já conhecemos bem, ainda melhores.

                                                                                (Foto - Vanessa Fernandes)

As músicas do novo CD apesar de serem as “oficiais” da turnê, digamos assim, também passaram por algumas modificações, pois, o processo do show costuma ser diferente do processo da gravação do disco, até porque, não daria pra fazer exatamente igual, principalmente em relação as participações especiais no álbum, como por exemplo, “Cupim de Ferro” que no disco conta com a sensacional participação da Nação Zumbi, logo, no show  é o Lenine e sua incrível banda composta por JR Tostoi, Bruno Giorgi, Pantico Rocha e Guila que fazem tudo acontecer. O show mescla alguns momentos em que Lenine toca com a banda (a maioria) e outras apenas voz e violão, o que traz ainda mais emoção para canções como “Simples Assim”. Nesse momento solo do show, ele teve a ideia genial de conceder ao público duas escolhas de músicas para ele cantar, as duas são escolhidas “no grito”(literalmente), nesse dia escolheram “Relampiano” e “Hoje Eu Quero Sair Só”, foi um ótimo e democrático de jeito de resolver aquele comentário ao final do show: “Poxa, ele podia ter cantado aquela...”

                                                     (Foto retirada da fan page Lenine)

O publico aplaudiu intensamente cada canção, por mais, que se assista várias vezes um show do Lenine, nunca será a mesma coisa, só o que se repete é o sorriso aberto que se abre a cada um deles e a capacidade do Lenine de ser visceral e suave ao "mesmo" tempo. 

Aproveite!  

Curta a página do Blog: 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Maria Gadú - Guelã

Pra quem estava sentindo falta do som da Maria Gadú, seu novo disco “Guelã” (produzido pela própria artista) acaba de sair e já adianto que ele é bem diferente dos trabalhos anteriores, é possível perceber a fase madura em que a "Gadú" se encontra, tanto em relação as composições quanto da musicalidade e isso é ótimo, pois, uma das “coisas” boas de se acompanhar a carreira de um artista é perceber sua evolução, “experimentar” novas sonoridades, ser surpreendido e claro, ouvir e sentir boas músicas. 

                                                                           Maria Gadú (Foto: Divulgação)

E o “Guelã” traz esses “ingredientes”, a primeira ouvida causa um estranhamento interessante, do tipo: “Esse som é da Maria Gadú?” e ao continuar ouvindo, percebemos que a delicadeza da voz continua ali, porém, com uma boa dose de maturidade, esse “diferente” também se dá pelo fato de não ser um CD com uma proposta de apresentar hits, ou seja, ele está mais pra um lado experimental, com letras e arranjos elaborados a diferença vai nos ganhando, eu diria que dos três CDs o Guelã é o “adulto”. 

Guelã - Capa

As interpretações também chamam a atenção, dá pra sentir a vontade com que ela canta cada estrofe, talvez, pelo fato de parecer um álbum tão pessoal, as vezes dá a sensação de que ela está cantando suas próprias histórias, a letra “Trovoa” é a que mais ilustra o que acabo de dizer, parece uma crônica de sua vida (mesmo que a letra não seja dela) onde ela vai contando como seria o seu dia-a-dia, também destaco a canção “Tecnopapiro” transmite uma ideia da mistura entre o “moderno” e o antigo ou analógico,  “O Bloco” que é uma canção que lembra um pouco mais dos trabalhos anteriores e parece ser o hit do disco, mas, ainda sim diferente e “Ela” é uma canção com um toque de delicadeza e sensibilidade poética, combinadas ao um ótimo arranjo. Se quiserem sair um pouco da concepção que possuem em relação a Maria Gadú e se surpreenderem positivamente, ouçam “Guelã”!


Um pouco sobre o CD:



Mais informaçõeshttp://mariagadu.net/




domingo, 31 de maio de 2015

Carbono - LENINE




Olá, pessoas!


O Blog estava um tempinho sem post novo (mentira que já tem 2 anos), aí, eu estava pensando se voltava ou não com o Blog/página...Eis que, ouvindo o novo CD do Lenine cheguei a conclusão que independente desse “dilema”, precisava escrever, claro, como bem diz a apresentação do Blog, não sou uma profissional da música, mas, sou (acho) profissional  na arte de se encantar com o que é bom e o Carbono...É muito bom! 

Antes de falar sobre o Carbono vale um destaque rápido para sincronicidade aqui presente, o último post do Blog foi sobre o Lenine, logo, é bem especial retornar justamente para falar de um CD do Lenine, sincronismo fechado, vamos ao Carbono

Foto (divulgação)

Uma das coisas importantes a se falar é que o CD é daqueles que valem a pena esperar, o Lenine sempre fica um tempo de mais ou menos 3 anos em turnê com cada trabalho, então, depois do fechamento de uma turnê a ansiedade por outro álbum vem com tudo e dessa vez não foi diferente, assim como não foi diferente um excelente trabalho produzido por Lenine e cia. 

Foto (divulgação)


O CD conta com 11 músicas, tem uma vibe “experimental” e uma mistura rítmica característica do Lenine, conta com ótimas parcerias não só as já conhecidas, mas, inéditas também. Destaque especial para a composição com o parceiro Dudu Falcão (Paciência, Na Medida da Paixão, Tudo Por Acaso...) na canção “Simples Assim” que é do tipo que encanta completamente, que toca profundamente  e faz com que qualquer tentativa de explicar o que nos causa quando ouvimos, seja praticamente em vão, é a combinação perfeita de letra e melodia, outro destaque no quesito parceria é a música “Cupim de Ferro” com uma  levada semelhante ao frevo com a participação incrível da Nação Zumbi, (que aliás, lançou um CD sensacional ano passado, acho que vou falar sobre, anotando...) a personalidade/marca da banda se encaixou perfeitamente com a do Lenine, sabe aquela junção que dá muito certo? É o caso. Uma das parcerias inéditas está presente na canção “Castanho” composta com Carlos Posada (banda Posada e o Clã) escolhida para abrir o CD, a letra parece ser uma espécie de auto biografia, principalmente no trecho “O que eu sou, eu sou em par, não cheguei sozinho, já que o Lenine sempre exalta a coletividade presente em suas obras. 

Outros destaques: A banda está de volta, tem parceria com João Cavalcanti que além de filho é um dos integrantes da banda Casuarina, parcerias inéditas, parcerias "clássicas", tem música instrumental, tem participação internacional, tem música com um coro especial composto pelos três filhos do Lenine... São muitos elementos especiais que compõem o Carbono e sua obra de maneira geral. 

Capa do CD.

O Blog poderia falar mais? Poderia.
Poderia dar mais detalhes? Sim.
Mas, ninguém melhor que o próprio Lenine falar do Carbono, certo? Com certeza!

No site oficial tem todas as informações necessárias e o mais interessante, ele comenta sobre o CD e as canções uma por uma, então, se querem saber detalhadamente como a "mágica" aconteceu é só acessar: http://www.lenine.com.br/ 
Para ouvir o CD completo: https://soundcloud.com/bruno-giorgi/sets/carbono 

Facebook do Blog (em breve): https://www.facebook.com/pages/1IdeiaMusical/143893212359062

Agora só falta o show. 
Aproveitem!