sexta-feira, 29 de março de 2013

Lenine - 30 Anos de Carreira


O post especial é sobre um momento especial de um artista especial, sim está nesse nível, porque, o cantor de hoje merece todas as honrarias e elogios, sem mais delongas, o post é sobre os 30 anos de carreira do genial...LENINE! 

O Lenine é um dos artistas mais completos do nosso país, ele compõe, toca, canta, produz, quem já foi a um show dele sabe que ele também dança (do jeito dele) e aos 54 anos mostra  empolgação e sentimentos contagiantes em cima do palco, que torna a sensação e as músicas mais vivas.

Foto - Divulgação

Parece exagerado? Sim, eu sei ás vezes, me empolgo demais, mas, nossa música(brasileira) é tão incrível que fica difícil me conter, além disso, ele merece, não é fácil manter uma carreira de 30 anos tão bem construída e mesmo com tanto tempo de estrada, ainda assim, surpreender o público com tanta originalidade e inovação a cada trabalho. O som do Lenine é desse jeito, a cada CD lançado é um: - “Nossa bem diferente do outro CD!” Sem deixar sua essência e a marca que o identifica, seu jeito de tocar o violão pode ilustrar bem essa tal marca.

Foto - Vanessa Fernandes

Durante esses 30 anos foram 10 discos gravados e 2 DVDs, diferente de muitos artistas, ele não lança todo ano, ele trabalha um bom tempo com cada álbum, a pesar que do primeiro para o segundo foram 10 anos, atualmente ele não demora tanto assim, mas, como ele costuma dizer: “O CD é um pretexto pra viajar” e é o que ele tem feito, grandes turnês por vários lugares do Brasil e do mundo, falando em mundo ele nos representa muito bem lá fora. Seu talento é respeitado pelo público, crítica e outros artistas, suas canções já foram cantadas por grandes artistas de gerações diferentes, entre eles: Ana Carolina, Maria Bethânia, Maria Rita, Elba Ramalho, Luiza Possi, Ney Matogrosso, Milton Nascimento entre outros.

Seus trabalhos demostram um artista que gosta de se arriscar, não se contenta em ficar em sua zona de conforto, passeia por diversas sonoridades, está sempre cercado de grandes parceiros. Outro ponto que faz com que ele seja considerado um grande artista é sua simplicidade, ele constantemente desmistifica essa “coisa” de artista ser considerado um ser superior, ele está sempre próximo do público, todo final de show ele sempre que pode atende a todos, ele possui um grande carisma, que ajuda a justificar a quantidade de participações que ele faz em vários álbuns de diferentes artistas e estilos, ou seja, além do lado profissional ele parece ser uma grande pessoa.

Foto - Divulgação


Atualmente ele está em turnê com seu último lançamento o “Chão”, o disco tem 10 canções, como já de costume, composições próprias e em parcerias, seu diferencial são os sons cotidianos manipulados e encaixados em cada faixa, tem passos, coração batendo, motosserra derrubando árvore e até o canário belga de sua sogra. “Chão” “Se não for amor, eu cegue” “Envergo mas não quebro” e “Amor é pra quem ama” respectivamente, tudo isso proporciona uma experiência sensorial, o bacana é ouvi-lo sem pular as faixas, porque, dá uma sensação de continuidade. Dessa vez o trabalho não possui percussão, para essa turnê ele sobe ao palco nas companhias do filho Bruno Giorgi e JR Tostoi.

A novidade desses 30 anos, é que serão realizados shows comemorativos dos 20 anos do CD “Olho de Peixe” feito em parceria com o percussionista Marcos Suzano, esse álbum foi fundamental para que seu caminho musical fosse traçado. Quem tiver no Rio de Janeiro nos dias 18,19 e 20 de abril, vale a pena conferir, será um grande momento e depois ele segue com o “Chão”, ainda no Rio, o cantor sobe ao palco Sunset do Rock in Rio ao lado da banda punk cigana Gogol Bordello no dia 21 de setembro. Então vá aos shows e ouças seus álbuns, sinta suas músicas! Viva o Lenine!


Chão - Revista Rolling Stone BR


 Discografia:

Baque Solto (1983)
Olho de Peixe (1993)
O Dia Que Faremos Contato (1997)
Na Pressão (1999)
Falange Canibal (2001)
InCité (2004)
Acústico MTV (2006)
Labiata (2008)
Lenine.Doc – Trilhas (2010)
Chão (2011)



Mais informações: 


10 comentários:

  1. Lenine é incrível, suas letras são geniais. Para mim, o melhor CD dele é o Labiata.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super empolgada em saber dos shows no Rio no mês de abril !!! Ainda não tive a oportunidade de assistir a um show dele, então obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha logo uma oportunidade de ir, porque, vale muito a pena. Tem mais dicas por aqui, o blog agradece!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, e pela excelente publicação.

    (http://temperamentoestranho.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. Lenine sem dúvida está na galeria de gênios da nossa MPB

    Parabéns pelo texto (ótimo!)
    e blog. :)

    ResponderExcluir